A Literatura na Blogosfera 4 - Daniel Galera.


Daniel Galera é um dos precursores do uso da internet para a Literatura. Escritor e tradutor, tem 13 livros publicados e quatro livros escritos. Em suas traduções, predomina-se a sua preferência por escritores norte-americanos e ingleses da nova geração. Em seus livros, um de contos e três romances, predomina-se a temática existencialista, ou seja: seus personagens são geralmente pessoas passando pelo problema do ser e não ser – além da dificuldade que encontram para se firmarem na vida.

O seu livro de contos chama-se Dentes Guardados, e encontra-se disponível gratuitamente em seu blog Rancho Carne. Vale lembrar que ele é o idealizador da editora Livros do Mal, hoje extinta, junto com os escritores Daniel Pellizzari e Guilherme Pilla. Quando concretizaram a editora, não tinham a intenção de se tornarem famosos e ricos, ou de conseguirem chamar a atenção de uma grande editora, mas apenas de serem lidos. Dentes Guardados foi editado por esta editora.

Daniel Galera foi colunista fixo do fanzine eletrônico Cardosonline, que revelou a escritora Brasileira Preta, isto é, Clarah Averbuck e o escritor Daniel Pelizzari. Hoje, dedica-se unicamente à Literatura, escrevendo e traduzindo. Em seu blog, Carne Rancho, não escreve desde 2007. É escritor da Compainha de Letras desde 2006, quando publicou seu romance: Mãos de Cavalos. Seu último livro, Cordilheira, faz parte do projeto Amores Expressos, desta mesma editora.

Antes destes dois romances, Daniel Galera ainda publicou o seu “Até o dia em que o Cão Morreu”, livro adaptado pelo cinema, ganhando o título de “Cão sem Dono”, dirigido por Beto Brant sob a colaboração de Renato Ciasca. Sem dúvida alguma, é um escritor que merece ser lido.

* Daniel Galera é vencedor do prêmio Machado de Assis de Romances.

0 comentários:



Postar um comentário